Monday, August 27, 2012

Bond, Abin e os filmes indianos




     Passou na sexta uma reportagem muito boa do Nelson Motta no Jornal da Globo sobre os 50 anos do espião da rainha. O primeiro Bond que eu assisti no cinema foi GoldenEye, com Pierce Brosnan, em 1995. Antes dele, apenas Roger Moore - que eu alugava em um estabelecimento da época conhecido como “videolocadora”. Eu me lembro que eu não achava as cenas forçadas ou inverossímeis  – elas pareciam somente fantásticas.
     Corte, 14 anos mais tarde. Ano: 2009. A Abin havia publicado edital para o preenchimento de 160 vagas de Oficial de Inteligência. O governo brasileiro, talvez por conta da colonização portuguesa, é um dos poucos países no mundo que recruta os membros do serviço secreto por concurso público. Com o noticiário ocupado pela participação da agência na Operação Satiagraha, a Abin estava em evidência. Foram 66.491 inscritos. 415 por vaga.   
     Quando o resultado saiu, fiquei em 200 e alguma coisa. Fora do contingente inicial, é verdade - mas a expectativa era que com as eliminações nos exames físico, psicotécnico e médico a chamada pudesse chegar até a minha posição. Depois de aprovado nas provas físicas (corrida e natação) e no exame psicotécnico (testes de perfil e de raciocínio) havia chegado o momento do exame médico: cada candidato entregava à banca uma pilha de exames e passava por uma avaliação clínica. Moleza.
     Corte. Dia do exame médico, agendado para as 9h. Chego às 8h, sou chamado às 8h50. Examinador, impassível:
- Documento com foto?
Abro a carteira, vasculho os bolsos.  Corro até o carro. Nada!
- O senhor tem dez minutos para se identificar ou será eliminado.
- Eliminado?!!
- Do concurso.
- Menos mal...
     Com o auxílio de uma funcionária do local, registrei um boletim de ocorrência na internet e o apresentei ao examinador. Não adiantou: o carrasco argumentou que eram 9h15, e que pelo edital eu devia ter me identificado há 5 minutos. Não houve mandado de segurança que resolvesse. Mais tarde, achei a carteira de motorista esquecida no bolso da calça que eu usara no dia anterior, para o exame psicotécnico. Devia ter ido com a mesma roupa.

    No vídeo, alguns stunts de um filme indiano que fazem 007 parecer Drama.



- - - - -  Participe do grupo no FB - - - - -



No comments:

Post a Comment