Monday, August 30, 2010

Guia de Restaurantes - Volume I




Neste primeiro volume do Guia de Restaurantes 2010 cobriremos os estabelecimentos conveniados à “Rede de Serviços da Secretaria para Alimentação” (RSS Feed). As casas visitadas pela Equipe do Blog são as que aceitam o ticket holográfico impresso com o Brasão do Estado em três dimensões. Nunca enxergou? Desfoque a visão e vá recuperando o foco aos poucos. Nada ainda? Que pena.


Jardim Paulista – Grande hit da Secretaria no começo do ano, ainda conserva uma clientela fiel. O ambiente é agradável e as atendentes simpáticas. Recentemente adquiriu uma máquina de café. Peça pela ficha no caixa, é de graça. Não se esqueça de colocar o copo embaixo antes de apertar o botão.

Elite Mineira –  O nome é pretensioso, e o restaurante faz jus a ele. O Elite Mineira é pequeno e, como não poderia deixar de ser, elitizado. Seus clientes ficam restritos ao bem decorado segundo andar. Ou seja: é para poucos. Mesas temáticas fazem o charme da locação. Sinta-se na fazenda almoçando em grupo na mesa de madeira rústica - ou para, um clima mais intimista, recorra à mesa externa, onde o piso de grama artificial proporciona uma impensável paisagem bucólica em plena região da Paulista. Evite o horário das 11:30 – cardápio completo só a partir do meio dia.

Restaurante do Flat – Boa comida, preço honesto, ambiente amplo e limpo. Lacrado há poucos meses pela vigilância sanitária. O Buffet era bem variado, e o preço único permitia que se comesse à vontade (por sua conta e risco, como viemos a saber). Que tenha sido interditado antes do Kiloucura foi a maior injustiça desde a Copa de 50.

Aquarela – Pior custo-benefício dentre os restaurantes pesquisados. Seu ponto alto é o preço elevado. De todo modo, salva-se o churrasco. Intriga o fato do buffet do segundo andar ser igual ao do primeiro. Ao pagar, peça pela ficha do café. É cortesia, mas as moças do caixa são mal educadas.

PF da Pamplona –  Esse é roots. Padoca com restaurante nos fundos, no melhor estilo Almoce-se-puder. Pratos fartos e comida saborosa, a preços competitivos, são o diferencial do lugar. Fica a ressalva das instalações: o PF da Pamplona passa a impressão de ser insuportavelmente quente no verão. Potentes ventiladores de parede colados um no outro estão a postos à espera das altas temperaturas. Cuidado: ligar todos na potência máxima pode fazer com que o restaurante inteiro levante vôo.

Kiloucura – Esta pérola da culinária sino-brasileira atende bem lá pra baixo da Rua Pamplona. O nome insólito e original remete erroneamente às Casas da Rua Augusta, mas não se engane: trata-se do bom e velho porquilo. Incrustado no subterrâneo de onde deveria haver dezenas de lojas de eletrônicos, o Kiloucura divide opiniões. Uns não gostam. Outros não gostam e acham sujo. Curioso porque nunca houve prova documental que sustente as queixas (vermes no alface, baratas na sobremesa ou ratos correndo pela cozinha). Ainda assim, fica a fama. O copo com gelatina é cortesia, mas seu consumo, embora opcional, é expressamente recomendável. Contém vermífugo.

(Não perca as próximas publicações: "Guia de Cafés" e "Guia de Restaurantes - Volume II)

1 comment:

  1. Um conhecido laboratório examinou amostras da gelatina e não encontrou nenhum vestígio de vermífugo, no entanto, encontraram substâncias que servem para preparar o estômago para que este receba medicamentos que causariam fortes efeitos colaterais sem elas. Um frequentador de alto poder olfativo sempre reclamou do café, o motivo seria descoberto pelo mesmo laboratório: altas doses de vermífugo, tão poderoso que está proibido em diversos países e que coincidentemente apenas pode ser encontrado na China.

    ReplyDelete